PROFESSOR EM AÇÃO






OBJETIVOS
·         Manipular o Tangran;
·         Compor figuras planas;
·         Classificar figuras planas;
·         Calcular área e perímetro dos polígonos;
·         Calcular frações equivalentes.


PROPÓSITO PEDAGÓGICO
A partir da manipulação do  Tangran, o professor deverá abordar os conteúdos composição de figuras planas; classificação de figuras planas; área de figuras planas; perímetro; construção do Tangran e dos polígonos em malhas quadriculadas; frações: representação, frações equivalentes, operações com frações  fazendo a relação matemática e apresentando aos membros do clube a importância dos conceitos, propriedades e cálculos. Para mobilizar seus recursos cognitivos  a  matriz de referência da Prova Brasil  mostra que os descritores: D3 – Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos; D5 – reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas;  D12 – Resolver problema  envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas; D13 -  Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas; D25 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais ( adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); D26 – Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação), desenvolvem as habilidades que são exploradas com a manipulação do Tangran e os referidos conteúdos.


EXPLORANDO O RECURSO DIDÁTICO
O Tangran  é um quebra-cabeça composto por sete peças com formas geométricas resultantes da decomposição de um quadrado, que são 2 triângulos grandes, 2 triângulos  pequenos, um triângulo médio, 1 quadrado, 1 paralelogramo.  O objetivo do uso do Tangran é identificar, comparar, descrever, classificar e desenhar formas geométricas. Com esse recurso o professor irá desenvolver a habilidade contemplada pelos PCN’S nos eixos espaço e forma e grandezas e medidas, para estudo com material concreto,  as propriedades das figuras geométricas planas, composição e decomposição de  figuras, comparação de frações e porcentagens na relação parte-todo de figuras do Tangram, comparação entre grandezas por meio de frações e porcentagens.  

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

  •          Você conhece o Tangran?
  •             Quem o criou?
  • ·         Pesquise a lenda do Tangran.


 1.    Construir  o Tangran  utilizando régua e compasso em folhas de papel A4  ou cartolina.
 
          a) Construir um quadrado de lado 10 cm (ou maior) 
      b) Traçar uma das diagonais e marcar dois pontos médios (A e B) dos lados do quadrado.




          c) Traçar o segmento de reta AB paralelo à diagonal traçada anteriormente.








·       

                  d) Traçar a outra diagonal do quadrado até o segmento AB.
                e) Dividir a primeira diagonal traçada em quatro partes (segmentos) iguais.
·         

             



           f) Traçar os segmentos IN e AL.










Estudando frações


2. Construir o quadrado em um papel quadriculado ou milimetrado,com a orientação do professor  o aluno deverá  marcar em cada polígono do Tangram a fração correspondente do total.








3. A partir da construção do tangram em um papel quadriculado se pode explorar as representações fracionárias e operações com frações.








A partir da construção do tangram em um papel quadriculado pode-se explorar as representações fracionárias e operações com frações.
Partindo do mesmo raciocínio é possível trabalhar porcentagem e grandezas diretamente proporcionais. Por exemplo: O triângulo da situação anterior representa 4/16 ou ¼ do tangram completo, ou seja, 25% , (4 ÷ 16) x 100 = 25% ou (1 ÷ 4) x 100 = 25%. 4/16 = ¼ ,  4 x 4 = 16 x 1, logo 4 e 16 são proporcionais a 1 e 4, pois de acordo com a propriedade fundamental da proporção, se dois números a e b (nesta mesma ordem) são diretamente proporcionais a outros dois números c e d (nesta mesma ordem), então a/b = c/d , a.d =c.d (IEZZI; DOLCE; MACHADO, 2000b).




Estudando porcentagens

4.Construa outro quadrado do mesmo tamanho do anterior. E por meio de comparação das figuras e coloque em cada figura o percentual que cada uma corresponde do quadrado que gerou as sete peças do Tangram.







Estudando o Teorema de Pitágoras.








5. Para demonstrar o Teorema de Pitágoras é necessário utilizar um tangram completo ( peças de cor branca) para um dos catetos, um triângulo grande extra ( peça de cor laranja), um quadrado de papel( cor branca) para o outro cateto, e um quadrado de papel para hipotenusa (cor amarela).



Estudando Áreas


6. Determinando áreas.

    a)    Tomando o triângulo menor como unidade de área, ou seja, a área do triângulo menor igual a 1. Qual a área do triângulo médio?
     b)    Tomando o quadrado como unidade de área, qual a área do triângulo maior?
   c)    Tomando o quadrado como unidade de área, qual a área do triângulo menor? Justifique sua resposta.
    d)    Quais as peças do tangram possuem a mesma área do quadrado?
   e)    Tomando o triângulo maior como unidade de área, qual a área do paralelogramo? Justifique sua resposta.

Nessa atividade os problemas estão relacionados as áreas de figuras, tomando as diferentes peças do tangram como unidade de área. O objetivo desta atividade é fazer com que os estudantes percebam que a unidade de área é uma superfície que é comparada com outras superfícies, contando quantas vezes a unidade cabe na superfície que se quer saber a área. A unidade de área mais utilizada no Brasil é o metro quadrado. Se tratando do tangram pode ser utilizada qualquer peça como unidade de área, possibilitando a percepção de que a unidade é uma mera convenção.






ANEXOS






COMPOSIÇÃO DE FIGURAS PLANAS