OBJETIVOS
·
Manipular o Tangran;
·
Compor figuras planas;
·
Classificar figuras planas;
·
Calcular área e perímetro dos polígonos;
·
Calcular frações equivalentes.
PROPÓSITO PEDAGÓGICO
A
partir
da manipulação do Tangran, o professor
deverá abordar os conteúdos composição de figuras planas; classificação de
figuras planas; área de figuras planas; perímetro; construção do Tangran e dos
polígonos em malhas quadriculadas; frações: representação, frações
equivalentes, operações com frações fazendo a relação matemática e apresentando
aos membros do clube a importância dos conceitos, propriedades e cálculos. Para
mobilizar seus recursos cognitivos a matriz de referência da Prova Brasil mostra que os descritores: D3 – Identificar
propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos; D5 – reconhecer
a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em
ampliação e/ ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas; D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras
planas; D13 - Resolver problema
envolvendo o cálculo de área de figuras planas; D25 – Efetuar cálculos que
envolvam operações com números racionais ( adição, subtração, multiplicação,
divisão, potenciação); D26 – Resolver problema com números racionais envolvendo
as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação),
desenvolvem as habilidades que são exploradas com a manipulação do Tangran e os
referidos conteúdos.
EXPLORANDO O RECURSO DIDÁTICO
O Tangran é um quebra-cabeça composto por sete peças com
formas geométricas resultantes da decomposição de um quadrado, que são 2
triângulos grandes, 2 triângulos
pequenos, um triângulo médio, 1 quadrado, 1 paralelogramo. O objetivo do uso do Tangran é identificar,
comparar, descrever, classificar e desenhar formas geométricas. Com esse
recurso o professor irá desenvolver a habilidade contemplada pelos PCN’S nos
eixos espaço e forma e grandezas e medidas, para estudo com material concreto, as propriedades das figuras geométricas
planas, composição e decomposição de
figuras, comparação de frações e porcentagens na relação parte-todo de
figuras do Tangram, comparação entre grandezas por meio de frações e
porcentagens.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Você conhece o Tangran?
- Quem o criou?
- · Pesquise a lenda do Tangran.
1. Construir
o Tangran utilizando régua e compasso em folhas de papel A4 ou cartolina.
a) Construir um quadrado de lado 10 cm (ou
maior)
b) Traçar uma das diagonais e marcar dois pontos
médios (A e B) dos lados do quadrado.
c) Traçar o segmento de reta AB paralelo à
diagonal traçada anteriormente.
·
d) Traçar a outra diagonal do quadrado até o
segmento AB.
e) Dividir a primeira diagonal traçada em quatro
partes (segmentos) iguais.
·
Estudando
frações
2. Construir o quadrado em um papel quadriculado ou
milimetrado,com a orientação do professor
o aluno deverá marcar em cada
polígono do Tangram a fração correspondente do total.
3. A
partir da construção do tangram em um papel quadriculado se pode explorar as
representações fracionárias e operações com frações.
A partir da construção do tangram em um papel
quadriculado pode-se explorar as representações fracionárias e operações com
frações.
Partindo do mesmo raciocínio é possível trabalhar
porcentagem e grandezas diretamente proporcionais. Por exemplo: O triângulo da
situação anterior representa 4/16 ou ¼ do tangram completo, ou seja, 25% , (4 ÷
16) x 100 = 25% ou (1 ÷ 4) x 100 = 25%. 4/16 = ¼ , 4 x 4 = 16 x 1, logo 4 e 16 são proporcionais
a 1 e 4, pois de acordo com a propriedade fundamental da proporção, se dois
números a e b (nesta mesma ordem) são diretamente proporcionais a outros dois
números c e d (nesta mesma ordem), então a/b = c/d , a.d =c.d (IEZZI; DOLCE;
MACHADO, 2000b).
Estudando porcentagens
4.Construa outro quadrado do mesmo tamanho do anterior. E por meio de comparação das figuras e coloque em cada figura o percentual que cada uma corresponde do quadrado que gerou as sete peças do Tangram.
4.Construa outro quadrado do mesmo tamanho do anterior. E por meio de comparação das figuras e coloque em cada figura o percentual que cada uma corresponde do quadrado que gerou as sete peças do Tangram.
Estudando o Teorema de
Pitágoras.
Estudando Áreas
6.
Determinando áreas.
a)
Tomando o triângulo menor como unidade de
área, ou seja, a área do triângulo menor igual a 1. Qual a área do triângulo
médio?
b)
Tomando o quadrado como unidade de área, qual
a área do triângulo maior?
c)
Tomando o quadrado como unidade de área, qual
a área do triângulo menor? Justifique sua resposta.
d)
Quais as peças do tangram possuem a mesma
área do quadrado?
e)
Tomando o triângulo maior como unidade de
área, qual a área do paralelogramo? Justifique sua resposta.
Nessa atividade os problemas
estão relacionados as áreas de figuras, tomando as diferentes peças do tangram
como unidade de área. O objetivo desta atividade é fazer com que os estudantes
percebam que a unidade de área é uma superfície que é comparada com outras
superfícies, contando quantas vezes a unidade cabe na superfície que se quer
saber a área. A unidade de área mais utilizada no Brasil é o metro quadrado. Se
tratando do tangram pode ser utilizada qualquer peça como unidade de área,
possibilitando a percepção de que a unidade é uma mera convenção.
ANEXOS
COMPOSIÇÃO DE FIGURAS PLANAS