Clubes de Matemática da Semed visam bons resultados na Prova Brasil e Olimpíada Brasileira de Matemática

Representantes dos Clubes de Matemática da Secretaria Municipal de
Educação (Semed) tiveram sua primeira reunião de 2017, nesta
terça-feira, 16/5, no auditório da sede da secretaria, na Avenida
Maceió, bairro Parque Dez de Novembro. Participaram da reunião
assessores de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZ) e professores
responsáveis pelos projetos nas escolas participantes. Neste ano, os
objetivos da formação dos clubes são a melhora nos resultados da Prova
Brasil, um dos indicadores do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico
(Ideb) e a participação nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das
Escolas Públicas (OBMEP).
Os clubes de matemática da Semed começaram suas atividades em 2016,
como uma iniciativa da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), mas
com o grande interesse em aderir ao projeto, a Divisão de Ensino
Fundamental assumiu a responsabilidade de dar continuidade aos
trabalhos.
A intenção para 2017 é que cada DDZ tenha, pelo menos, duas escolas
com clubes de matemática atuantes. Cada clube pode ter a participação de
cinco a dez alunos e um professor responsável. Francinaldo Mendes,
assessor de matemática da DEF, responsável por repassar as orientações
aos professores e assessores das DDZ´s explicou a dinâmica das
atividades. “Serão realizadas atividades mensais, que poderão ser
enviadas em forma de fotos ou filmes de até 1’30” e, em outubro, haverá a
entrega do prêmio ‘A Matemática é 10’ para a escola com maior
destaque”.
Trabalhar as questões de maneira mais lúdica e envolver os alunos na
resolução dos problemas pode ser uma das soluções para atrair mais
estudantes e reforçar o ensino da disciplina. É o que acredita o
assessor responsável pela criação dos clubes na DDZ sul, Átila Ribeiro.
“Hoje, nas salas de aula, a gente se preocupa muito em recuperar
aluno e esquecemos esses pequenos gênios que estão em classe. Então, o
clube da matemática vem pra gente fomentar o estudo, a criatividade. A
maioria dos alunos quando vamos ensinar a matéria, já vem com aquela
ideia de que é difícil, mas não é difícil. O que falta é entendimento,
uma melhor aplicação, uma melhor divulgação da matemática”, finalizou
Átila.
Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Lton Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054
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